Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Festa Literária Internacional do Pelourinho terá mais de 100 atividades gratuitas ocupando o Centro Histórico de Salvador. Entre os convidados internacionais estão o português Bruno Vieira Amaral, o alemão Max Annas e a nigeriana Oyinkan Braithwaite

 

A literatura é o prato principal, mas exposições, apresentações teatrais e musicais, e uma rota gastronômica estão na programação da 3ª edição da Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho, marcada para acontecer entre os dias 7 e 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador. O homenageado deste ano é o poeta Castro Alves e a realização é da Fundação Casa de Jorge Amado.

 

Entre os convidados confirmados estão o escritor português Bruno Vieira Amaral, vencedor do Prêmio José Saramago e do Prêmio Oceanos, com As Primeiras Coisas (2013) e Hoje Estarás Comigo no Paraíso (2017), respectivamente; o alemão Max Annas, que acumula prêmios por seus romances policiais; o colombiano Rómulo Bustos Aguirre; Ricardo Linhares, Edney Silvestre e Mariana Ximenes (Se eu fechar os olhos agora); a mexicana María Vázquez Valdez; a professora indígena Eliane Potiguara; a nigeriana Oyinkan Braithwaite; e os brasileiros Martinho da Vila, Ignacio de Loyola Brandão e Ana Maria Gonçalves.

Nos cinco dias do evento são esperados cerca de 80 mil participantes, apaixonados pelo mundo das palavras. Autores locais, nacionais e internacionais estarão em contato direto com o público em mesas de debates, bate-papos com jovens, lançamentos de livros, saraus de poesia e slams, além da programação infantil.

Haverá também exposições, apresentações teatrais e musicais e, novamente, após enorme sucesso, a Rota Gastronômica Amados Sabores, que terá como tema “Amado Recôncavo”, com pratos inspirados no livro “A Cozinha Praiana da Bahia”, de Guilherme Radel. A Rota contará com a participação de 27 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços entre R$ 19,90 e R$ 49,90.

Nos dias da Flipelô haverá uma programação paralela, a Flipelô+, promovida por instituições com sede no Centro Histórico e mais de 50 lojas da região oferecerão descontos nas compras realizadas durante os cinco dias do evento. Nas ruas, monitores treinados cuidarão da orientação ao público.

A 3ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2019, conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, do Banco do Nordeste do Brasil e TPC Logística, por meio da Lei de incentivo à Cultura,  da Bahiagás. O evento tem ainda o apoio do Shopping da Bahia, correalização do SESC, produção da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado – mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.